O Aimbeer 850 é um exemplo de como toda cervejaria de bairro deveria ser

Gosto de bares, de boas cervejas nas torneira e de ambientes confortáveis e amistosos. Mas tem algo que também valorizo muito: os bares que contam histórias. Histórias são o cerne do desenvolvimento de nossa civilização. O homem primitivo contava histórias para criar laços e para repassar cultura e informações. Histórias criam envolvimento emocional, experiências e interação.

E a história da Aimbeer 850 começa com o proprietário, Paulo Martins, vulgo Paulão, figura conhecidíssima no bairro pela simpatia, bom atendimento e conhecimento das cervejas que comercializa. Em conversas pelo bairro, se o Aimbeer é citado, imediatamente o Paulão é lembrado.

Mas para contar essa história, temos que voltar aos anos 2000, quando tudo começou nesse mesmo endereço na Rua Aimberê, no bairro das Perdizeszona Oeste de São Paulo. Era uma loja de equipamentos de som automotivo e aplicação de insulfilm. Logo ficou mais conhecida por reformar carros antigos. Inclusive, ainda hoje, na decoração, é possível ver esses objetos que traduzem uma parte da história do bar.

Foi no final de 2015 que a choperia que conhecemos hoje começou a nascer. E agradecemos muito essa decisão. Na época, o bar contava com um fusca azul como parte da decoração. Claro que virou um ícone em Perdizes e nos bairros próximos. Visitar o bar com o fusca era obrigatório.

O Aimbeer 850 hoje é um espaço agradavelmente rústico e extremamente convidativo. Não há quem visite pela primeira vez e não crie uma sensação de empatia. Na antiga garagem há algumas mesas, uma prateleira com opções de cerveja em garrafas e latas, uma máquina de pinball (que podia ser utilizada, antes da pandemia), o balcão com as torneiras de chopp, e os objetos de decoração, incluindo partes de automóveis antigos, como um painel de fusca, placas, bico de combustível, entre outras peças curiosas. Além da boa cerveja, ver e comentar os itens ali expostos é uma diversão à parte. Há algumas mesas na calçada, que sempre são agradáveis, mas que estão suspensas devido à pandemia.

Cervejarias são, comumente, familiares em relação aos clientes, mas o Aimbeer 850 vai além. A cervejaria é comandada pelo já famoso Paulão e sua esposa Andreia e filhas, além dos animais da família. Todos sempre presentes! Aliás, o Aimbeer 850 é um dos bares mais petfriendly que conheço. Quando o lugar está mais tranquilo, pois o movimento ali é grande e constante, é possível conversar com os proprietários sobre cerveja! É sempre uma ótima conversa!

Mas vamos às cervejas. São 10 torneiras, sempre com opções equilibradas e bem escolhidas. Há leves, como uma pilsenAPA ou uma hop lager; algumas intermediárias, como as IPAs e NEIPAs; e outras mais potentes, como as Double IPAsStouts e as Russian Imperial Stouts. Muitas são de marcas conhecidas, sempre bem escolhidas, mas também há ótimas surpresas, descobertas pelo proprietário.

Vale destacar a cerveja da casa, a IPA Lexsatan, receita do Paulão em colaboração com uma cervejaria em Guarulhos. Uma IPA bem equilibrada, saborosa, um ótimo exemplo desse estilo. É sempre a minha primeira pedida.

Para acompanhar, tem hambúrgueresespetinhospastéis e diversos outras porções. Mas a minha sugestão é pedir a melhor porção de batata fritas da região. Outro ponto positivo, que muitas cervejarias esquecem e que deveria ser padrão, é a água cortesia, disponível ao lado das torneiras de cervejas.

Vale a visita!

  1. Fotos cedidas pela Aimbeer. 2. Fotos do autor.

AIMBEER 850
Endereço: Rua Aimberê, 842 – Perdizes – SP – 05018-011
Tel.: (11) 3873-5278
Horário: De terça à quinta, das 17h às 23h. Sextas, das 17h às 0h. Sábado, das 14h às 0h e Domingos, das 17h às 23h.
Face: aimbeer850pub – Insta: @aimbeer850_pub