O Coffee Lab oferece não apenas café, mas uma experiência

Não entendo de café, só sei que gosto muito e ele me acompanha sempre. Agora, por exemplo, uma xícara de café está entre o teclado e o monitor. Estava negligenciando esse amado grão torrado, mas ele me foi reapresentado de forma incrível e relevante pelo Coffee Lab. Mais do que uma cafeteria, a casa é um laboratório de experiências com cafés criado pela barista Isabela Raposeiras, em 2004, que fica no bairro de Pinheiros, em São Paulo.

Tive muita sorte, pois no dia que visitei a casa haviam duas degustações, uma do Coffee of The Year, um dos maiores concursos de café do Brasil, que é realizada na Semana Internacional do Café (@semanainternacionaldocafe), e outra com alguns preparos de cafés do Coffee Lab.

Foi aí que conheci a Midori, uma das especialistas da cafeteria. No pouco tempo de conversa descobri que provar café fica muito próximo do que é provar vinho e cerveja. Há de se considerar cor, aroma, sabor, corpo, entre outras percepções. Percebi, por exemplo, os mesmos toques florais, cítricos e frutados que temos na cerveja. Enfim, um super obrigado para a Midori. Em breve quero voltar para fazer um curso de degustação no Coffee Lab para poder descrever melhor as características desta fantástica bebida.

Mas nem só de café vive a cafeteria. Antes preciso falar sobre o conceito UX, User Experience, que é basicamente como as pessoas se relacionam com produtos e serviços oferecidos, utilizando técnicas que garantam a empatia do usuário com a marca. Vou dar um exemplo: no Coffee Lab, para acompanhar os seus cafés incríveis, eles oferecem o mesmo biscoito de polvilho que minha avó comprava no interior quando eu era criança. Lembrei que comíamos ele, bolo de milho e chá, que depois de mais idade passou a ser a combinação perfeita para o café coado em coador de pano da casa de minha avó. Acho que muitos como eu passaram por experiência semelhante na vida e acabam retomando essa memória afetiva positiva. Ponto para o Coffee Lab!

Outra coisa que não resisto é o affogato, sorvete de chocolate ou creme com café. Acho que não preciso descrever, pois quem já provou certamente lembra, quem nunca, vai passar vontade até ir correndo até lá!

Quem visita a casa pela primeira vez pode também optar pela boa experiência do “Primeiro Café”. Você recebe o mesmo café em duas xícaras de tamanhos diferentes, pois isso altera o sabor da bebida, assim como usamos os copos corretos para cervejas, pois o sabor também muda. Não vou falar da minha percepção para não influenciar e garantir a sua experiência gustativa. Mas tem muita diferença e minha opção é, a partir de agora, sempre pedir na xícara maior.

Outra experiência com café interessante da Coffee Lab é o aeropress, uma cafeteira portátil que prepara a bebida com condições ideais de temperatura, imersão e filtragem rápida. Todo o preparo é feito na mesa, junto ao cliente.

Bom, o local é informal, tem áreas bem definidas, com mesas ou grupos de sofás, garantindo o distanciamento com todos os cuidados recomendados. A cozinha é aberta para quem quiser conhecê-la, aliás, o pedido também é feito ali e permite que a gente converse com os ótimos profissionais da casa. Colocar o usuário praticamente dentro da ação é mais uma solução de UX.

Sobre o atendimento, a Priscila e o barista Claudevam Leão explicaram cordialmente todas as minhas questões, que não foram poucas. Cada café ou processo foram atenciosamente explicados. Aliás, toda a equipe é ótima… amável! Paixão pelo café é isso. Espero escrever mais sobre essa bebida, pois é ela é tão apaixonante quando as outras que sempre postamos aqui.

Quero destacar também um mérito da casa, que sempre comentamos nos casos das cervejarias visitadas, que é oferecer água de cortesia, uma demonstração de cuidado com os clientes.

A dica final é: não espere encontrar lá o mesmo café que você faz em casa. O Coffee Lab comprova que as experiências com café são infinitas, tal como com vinhos e cervejas. Cada origem, cada tipo, cada forma de torra, cada jeito de coar, enfim, cada combinação dessas variáveis fará uma bebida diferente, feita para ser apreciada como uma boa experiência.

Logo voltaremos para experimentar novas opções e aprender mais sobre o café. Espero vocês do Coffee Lab!

imagem destacada: Photo by Mike Kenneally on Unsplash

COFFEE LAB
Endereço: Rua Fradique Coutinho, 1340 Vila Madalena – São Paulo, SP – Brasil. CEP 05416-001
Tel.: (11) 3375-7400 Cursos: +55 (11) 99148-8052 (WhatsApp)
Horário: Todos os dias, das 9h às 18h.
Face: Coffee Lab – Insta: @coffeelab_br