Pinati é um restaurante kosher numa esquina do bairro de Santa Cecília. Mas vamos por partes:

1. Santa Cecília e Higienópolis são bairros de São Paulo que se confundem pela proximidade e possuem histórias similares. Em ambos foram implantados os primeiros loteamentos de alto padrão da cidade, onde se fixavam os fazendeiros do café, desde o início do século XX. Mas foi ocupada desde o século XVI, e recebeu imigrantes de vários países, incluindo judeus de diversas nacionalidades, onde ali se fixaram. O que nos remete ao segundo item.

2. A comida kosher (ou kasher): são os alimentos “apropriados” ou “permitidos” para o consumo na cultura judaica. Possui várias regras, como carne e leite não podem ser misturados, assim como talheres e utensílios usados no preparo. São procedimentos que garantem boa alimentação e controle na segurança alimentar, o que é bem vindo!

Mas o mais importante é: a comida kosher é muito saborosa, e o restaurante Pinati exemplifica bem essa afirmação.

Espaço simples, de esquina, poucos lugares, atendimento simpático e boa comida. Aliás, vale ressaltar o atendimento: o cliente é bem recebido, os pratos explicados sem pressa. Aceite a sugestão do que comer dos proprietários, vai ser bom! Aliás, o ambiente propicia a conversa, logo que possível retornaremos não apenas para provar novos pratos, mas também aprender mais sobre a culinária judaica.

O shawarma sugerido continha carne de frango e bovina, com salada, dentro do pão lafa, embrulhado em papel alumínio. Ótimo, bem montado, ótimo tempero! Cordialmente foi oferecido um falafel, também aprovado, boa textura, cor e temperatura, o que torna o retorno obrigatório.

Acompanhou também uma cerveja da região de Perdizes (outro bairro muito próximo), da cervejaria Trilha. Vale por 2 motivos: 1. é uma ótima cerveja, a Melonrise é uma American IPA de sabor marcante e o cítrico bem incorporado. E 2. as latinhas possuem gravuras de artistas plásticos! A cervejaria possui uma tap room em perdizes.

Vale o retorno!

Shawarma

Onde: Alameda Barros, 782 – Santa Cecília. São Paulo, SP.
Quanto: Shawarma: R$ 39,50. Cerveja Trilha: R$ 23,00.
Quando: domingo à segunda: 10:00 – 22:00h. Não abre sábado! Sexta até 15:00.
Opção Vegetariana: Sim.
Sugestões: –
Como pagar: cartão ou dinheiro.
Estacionamento: Não.
Faz entrega: Sim.
Perto do metrô: metrô Marechal Deodoro- Linha Vermelha. (450 m)
Acessibilidade: Não.
Site:
Telefone: (11) 36685424
Data visita: Julho de 2018.
Facebook: https://www.facebook.com/pinatisp/
Instagram: https://www.instagram.com/pinatisp/

Observações: 
Mapa: CLIQUE

Cerveja da Trilha.