22 11, 2021

COMER E BEBER NA VILA MARIANA

Por |novembro 22nd, 2021|Uncategorized|0 Comentários|

O Let’s Beer e o Vaia são a feliz união de um restaurante com uma cervejaria na Vila Mariana

Gosto muito da Vila Mariana. Atendido pelo metrô, é um dos bairros da região centro-sul mais acessíveis e desenvolvidos de São Paulo, contando com shoppings, colégios, faculdades, museus, escritórios, empresas e comércio diversificado. Há muitos edifícios contemporâneos em meio a casas já centenárias, algumas, inclusive, são marcos arquitetônicos. Isso talvez explique as diversas opções de ótimos bares e restaurantes da região.

Mas é na Joaquim Távora, rua muito conhecida do bairro, que encontramos a Let’s Beer e o restaurante VAIA que, na verdade, são um só. Ficam no mesmo local e dividem os mesmos clientes. Portanto vou chamar a casa apenas de Let’s Beer, identificação fixada na fachada.

O ambiente é criativo, um rústico organizado, não é óbvio e apesar de possuir variadas influências, tem uma identidade própria. Há peças feitas de pallets, como o sofá ou parte do forro; móveis antigos, inclusive um deles comporta algumas das torneiras de cervejas oferecidas; cadeiras de vários tipos, sofás, almofadas e plantas, deixando o ambiente convidativo e confortável. Alia-se a isso o bom e cordial atendimento da equipe, fazendo você se sentir em casa.

São 12 taps de onde jorram cervejas próprias, artesanais brasileiras e importadas. Embora a opção da casa, a Ypacaraí, uma IPA com manga, bem saborosa, tenha me agradado na degustação, acabei escolhendo a ícone Pilsner Urquell, a famosa primeira Pilsen do mundo, criada em 1839, na cidade de Plzen, na República Tcheca. Está aí a origem do nome para quem ainda não sabia! Sempre que encontro ela em algum lugar é a primeira que vai para o copo. Depois, eu me permiti a um passeio pelas outras ótimas cervejas da bela trave vermelha. Entre as disponíveis, me chamaram a atenção a NEIPA da Cervejaria Dádiva, a Magic Trap da Hocus Pocus, a Vórtex NEIPA Huracan e a NEAPA da Satélite Delta Aquaridas. As opções são trocadas todas as semanas, por isso cada ida será sempre uma boa surpresa.

A cervejaria também comercializa diversos rótulos engarrafados, que ficam numa prateleira na entrada, prontos para serem levados para casa para curtir novas experiências ou como sugestão de presente, já que é muito mais legal ofertar (e ganhar!) uma cerveja especial do que um par de meias. Fica a dica.

Há várias opções gastronômicas e foi difícil escolher uma entre tantas bacanas no dia da visita. Há porções de bolinho de patobolinho de gorgonzolafish and chips e morcilla. Todos parecem ótimos!

Mas preciso comentar sobre prato escolhido, sugestão do Franco (se não for esse o nome , desculpe-me) um dos integrantes da equipe do restaurante, ao qual quero agradecer a ótima dica: Flat Iron com batatas fritas rústicas. Prato magnífico desse super corte macio americano. O Flat Iron é uma parte da paleta bovina, considerado o melhor corte dianteiro do boi. As batatas estavam crocantes, quentes e temperadas, perfeitas. Parabéns ao chef Edu Arcanjo, que elaborou o cardápio, e a Liegy que preparou tudo e fez meu dia ficar muito melhor com essas batatas!

Enfim, um ótimo lugar para ir e harmonizar ótimas cervejas com ótimos pratos.

LET’S BEER e VAIA
Endereço: Rua Joaquim Távora, 961 – Vila Mariana – SP – 04015-002
Tel.: (11) 93072-6192
Horário: De terça a domingo, das 12h às 16h e das 18h às 22h.
Face: Let’s Beer e Cervejaria Vaia – Insta: @letsbeer e @cervejariavaia

22 11, 2021

DELÍCIAS ARTESANAIS

Por |novembro 22nd, 2021|Uncategorized|0 Comentários|

A padaria Santiago prima por oferecer pães, doces, lanches, cervejas e muitas outras delícias artesanais

Adoro padarias! Talvez seja por conta daquele cheiro típico do pão assado e quente que derrete a manteiga ou das inúmeras opções de pães e doces, com os mais variados recheios. Melhor ainda quando a padaria se esmera em produzir massas artesanais e ainda por cima serve ótimas cervejas! Essa é a Santiago Padaria Artesanal, na Zona Oeste de São Paulo, no bairro de Perdizes.

Todos devem já saber que a cerveja surgiu por acaso por conta da fermentação de grãos como o trigo, aveia e centeio, os mesmos ingredientes usados no pão. Então não surpreende que uma padaria artesanal como a Santiago seja friendly às cervejas artesanais e ofereça vários rótulos para acompanhar os bons lanches e doces ali produzidos.

Entre os rótulos estão ótimas opções da Cervejaria Tarantino e da Titobier, essa uma cervejaria também da zona Oeste de São Paulo, com cervejas cujos nomes homenageiam filósofos como Goethe, Marx e Trotsky.

A Santiago oferece ainda vinhos, drinks, massas, frios, laticínios, condimentos, doces e uma gama de produtos, todos da melhor qualidade. Fica a sugestão: pegue alguns pães, frios como queijos e algum embutido, escolha uma Pilsen ou uma Kolsh para acompanhar e leve tudo para casa para uma rodada de Netflix. Também vale optar pelos doces da padaria e harmonizar com uma Dry Stout da Tarantino.

Mas se a fome bater ali mesmo há opções de dar água na boca. Provamos (e recomendamos) o Lanche Quente Vegano, que vem com pão integral italiano, pasta de queijo de castanha de caju fermentado e cogumelo passado na chapa na manteiga. Entre os vários doces, experimentamos a Torta de Amêndoas, com ganache de chocolate, caramelo e flor de sal e um Cheesecake de doce de leite e paçoca apaixonante. Finalizamos com um delicioso Cappuccino com um pão de queijo que… pense no melhor que você já comeu e multiplique por dois!

O ambiente é ultra confortável. Você se sente como se estivesse na casa de sua tia, com atendimento sempre cordial e amigável.

Em breve voltaremos lá, pois faltaram alguns doces e sanduiches da lista para provar. Vem com a gente?

SANTIAGO PADARIA ARTESANAL
Endereço: Rua Tavares Bastos, 750. 05012-020 São Paulo, SP.
Tel.: (11) 3864-7416
Horário: Terça à sábado 7:30 às 20h. Domingo das 8h às 17h
Face: Santiago Padaria Artesanal
Insta: @santiagopadariaartesanal

22 11, 2021

EXPERIÊNCIAS COM CAFÉ

Por |novembro 22nd, 2021|Uncategorized|0 Comentários|

O Coffee Lab oferece não apenas café, mas uma experiência

Não entendo de café, só sei que gosto muito e ele me acompanha sempre. Agora, por exemplo, uma xícara de café está entre o teclado e o monitor. Estava negligenciando esse amado grão torrado, mas ele me foi reapresentado de forma incrível e relevante pelo Coffee Lab. Mais do que uma cafeteria, a casa é um laboratório de experiências com cafés criado pela barista Isabela Raposeiras, em 2004, que fica no bairro de Pinheiros, em São Paulo.

Tive muita sorte, pois no dia que visitei a casa haviam duas degustações, uma do Coffee of The Year, um dos maiores concursos de café do Brasil, que é realizada na Semana Internacional do Café (@semanainternacionaldocafe), e outra com alguns preparos de cafés do Coffee Lab.

Foi aí que conheci a Midori, uma das especialistas da cafeteria. No pouco tempo de conversa descobri que provar café fica muito próximo do que é provar vinho e cerveja. Há de se considerar cor, aroma, sabor, corpo, entre outras percepções. Percebi, por exemplo, os mesmos toques florais, cítricos e frutados que temos na cerveja. Enfim, um super obrigado para a Midori. Em breve quero voltar para fazer um curso de degustação no Coffee Lab para poder descrever melhor as características desta fantástica bebida.

Mas nem só de café vive a cafeteria. Antes preciso falar sobre o conceito UX, User Experience, que é basicamente como as pessoas se relacionam com produtos e serviços oferecidos, utilizando técnicas que garantam a empatia do usuário com a marca. Vou dar um exemplo: no Coffee Lab, para acompanhar os seus cafés incríveis, eles oferecem o mesmo biscoito de polvilho que minha avó comprava no interior quando eu era criança. Lembrei que comíamos ele, bolo de milho e chá, que depois de mais idade passou a ser a combinação perfeita para o café coado em coador de pano da casa de minha avó. Acho que muitos como eu passaram por experiência semelhante na vida e acabam retomando essa memória afetiva positiva. Ponto para o Coffee Lab!

Outra coisa que não resisto é o affogato, sorvete de chocolate ou creme com café. Acho que não preciso descrever, pois quem já provou certamente lembra, quem nunca, vai passar vontade até ir correndo até lá!

Quem visita a casa pela primeira vez pode também optar pela boa experiência do “Primeiro Café”. Você recebe o mesmo café em duas xícaras de tamanhos diferentes, pois isso altera o sabor da bebida, assim como usamos os copos corretos para cervejas, pois o sabor também muda. Não vou falar da minha percepção para não influenciar e garantir a sua experiência gustativa. Mas tem muita diferença e minha opção é, a partir de agora, sempre pedir na xícara maior.

Outra experiência com café interessante da Coffee Lab é o aeropress, uma cafeteira portátil que prepara a bebida com condições ideais de temperatura, imersão e filtragem rápida. Todo o preparo é feito na mesa, junto ao cliente.

Bom, o local é informal, tem áreas bem definidas, com mesas ou grupos de sofás, garantindo o distanciamento com todos os cuidados recomendados. A cozinha é aberta para quem quiser conhecê-la, aliás, o pedido também é feito ali e permite que a gente converse com os ótimos profissionais da casa. Colocar o usuário praticamente dentro da ação é mais uma solução de UX.

Sobre o atendimento, a Priscila e o barista Claudevam Leão explicaram cordialmente todas as minhas questões, que não foram poucas. Cada café ou processo foram atenciosamente explicados. Aliás, toda a equipe é ótima… amável! Paixão pelo café é isso. Espero escrever mais sobre essa bebida, pois é ela é tão apaixonante quando as outras que sempre postamos aqui.

Quero destacar também um mérito da casa, que sempre comentamos nos casos das cervejarias visitadas, que é oferecer água de cortesia, uma demonstração de cuidado com os clientes.

A dica final é: não espere encontrar lá o mesmo café que você faz em casa. O Coffee Lab comprova que as experiências com café são infinitas, tal como com vinhos e cervejas. Cada origem, cada tipo, cada forma de torra, cada jeito de coar, enfim, cada combinação dessas variáveis fará uma bebida diferente, feita para ser apreciada como uma boa experiência.

Logo voltaremos para experimentar novas opções e aprender mais sobre o café. Espero vocês do Coffee Lab!

imagem destacada: Photo by Mike Kenneally on Unsplash

COFFEE LAB
Endereço: Rua Fradique Coutinho, 1340 Vila Madalena – São Paulo, SP – Brasil. CEP 05416-001
Tel.: (11) 3375-7400 Cursos: +55 (11) 99148-8052 (WhatsApp)
Horário: Todos os dias, das 9h às 18h.
Face: Coffee Lab – Insta: @coffeelab_br

22 11, 2021

CERVEJARIA DE FAMÍLIA

Por |novembro 22nd, 2021|Uncategorized|0 Comentários|

A VKS é o tipo de cervejaria que gostamos, com boas cervejas e ambiente descontraído na Vila Mariana

VKS é o tipo de cervejaria que agrada em cheio. Ela é aberta, tem decoração simples e descolada, com muitas referências de cervejas nas paredes, além de mesas altas e baixas e até aqueles latões com motivos etílicos na calçada. É daquelas que reúne pessoas, que expande conversas e que permite aprender sempre mais sobre essa bebida que tanto gostamos.

Bom, a cervejaria fica na Vila Mariana, próspero bairro de São Paulo, que já conta com muitos restaurantes, bares e outras ótimas cervejarias. A origem do nome, VKS, vem da abreviação do nome da família, Vaicekauskis, aliás, pai, mãe e filhos trabalham na operação da casa, aberta desde 2018.

A VKS é agradavelmente informal, e a boa experiência já começa com a escolha da cerveja no balcão, sob a consultoria do Rafael, um dos sommeliers do bar, que sempre indicará uma ótima opção de acordo com as preferencias do cliente. As mesas e balcões proporcionam boa conversa, embaladas por rock clássico e contemporâneo.

No dia da visita tínhamos as seguintes opções nos taps: uma Witbier da Cervejaria Praya; a Double IPA Mr. Binho da cervejaria Los Compadres, de Atibaia (SP); a famosa I’m Sour da carioca Three Monkeys; Frestate da Xcraft, entre outras. Os rótulos giram semanalmente, então a certeza é que sempre haverá uma ótima para experimentar.

Optamos, inicialmente, pela Irish Red Ale, da Cervejaria Cevada Pura, que fica na cidade de Santa Bárbara d’Oeste (SP), cerveja saborosa, com malte bem presente, trazendo um leve dulçor e o tradicional caramelo tostado. É uma cerveja que gosto muito.

Outra cerveja que degustei foi um lançamento da Cervejaria Abutre, de Porto Alegre (RS): a Double Vulture #1, uma New England Double IPA. Só pelo nome já dá para perceber que é muito boa. A receita leva os lúpulos Strata, Galaxy e Citra, resultando numa cerveja sensacional, encorpada, turva e extremamente saborosa com seus 8,2% de ABV e 53 IBU.

Mas a VKS tem também porções e lanches, como hambúrgueres, polentas, batatas fritas, choripan entre outros. O escolhido foi o sanduiche de fraldinha com queijo. Basta olhar a foto para saber que estava muito bom, com queijo gratinado, pão com parmesão, molho vinagrete e uma carne macia e temperada. Enfim, acompanhou muito bem as cervejas consumidas.

Parabéns à família VKS, incluído aí todos os parceiros de trabalho.

E sim, vale a visita.

VKS
Endereço: Rua Joaquim Távora, 1266 – Vila Mariana – SP – 04015-013
Tel.: (11) 96929-2711
Horário: De terça a sexta, das 17h às 22h. Sábados e domingos das 10h às 22h.
Face: VKS Beer House – Insta: @vksbeerhouse

22 11, 2021

HYGGER LIFE: POINT CERVEJEIRO DA VILA LEOPOLDINA

Por |novembro 22nd, 2021|Uncategorized|0 Comentários|

O Hygger Life é uma ótima tap house que está conquistando a Leopoldina

>>ATENÇÃO, A HYGGER mudou de endereço (atualizado abaixo), logo faremos outra resenha sobre essa cervejaria!!! <<

Hygger Life é o tipo de tap house que nós, apreciadores de cervejas, gostamos. Ele fica na Vila Leopoldina, um bairro paulistano bem servido de bares e restaurantes, mas é informal, especializado em cervejas, oferece boas opções em dez torneiras e promove ótimas conversas e novas amizades. Aliás, os responsáveis por isso são os dois proprietários, Leandro e o Fuku, sempre dispostos a explicar sobre as cervejas disponíveis.

A história da Hygger é recente. Tudo começou quando os dois amigos decidiram abrir a cervejaria antes desse caos de pandemia mudar tudo. No princípio do ano estavam prontos para inaugurar quando as restrições proibiram qualquer atividade dos bares na cidade de São Paulo.

Em julho, com as fases menos restritivas, eles resolveram abrir de vez o estabelecimento. E escolheram o ótimo bairro da Vila Leopoldina, zona Oeste da cidade de São Paulo. Um bairro que cresceu bastante nos últimos anos atraindo muitos novos moradores e com eles uma centena de bares e restaurantes.

Há na casa 10 torneiras que sempre apresentam novidades. No dia da visita estavam engatadas: a Pilsener e a ótima Double IPA da Cervejaria Tarantino; A Galaxy APA Vó Cigana, da Cervejaria ONER, do Paraná; a curiosa e apaixonante Fruited Gose 06, da cervejaria atibaiense Los Compadres; a Session IPA da Unicorn; e duas ótimas pancadas da Cervejaria Blumenau: a sensacional Barley Wine 1850, com ABV 10,5, e a robusta Macuca Wood Aged Amburana, uma Imperial Stout com Amburana, com ABV 10.

O Hygger não tem cozinha, mas oferece alguns salgadinhos além da possibilidade de pedir comida por aplicativo (há uma hamburgueria do lado que logo visitaremos!).

Enfim, vale a pena conhecer esse local, do tamanho que uma cervejaria tem que ser, aparentemente pequena, mas com muito espaço para receber todos que adoram beber uma bela cerveja entremeada com boas conversas!

HYGGER LIFE
Endereço: R. Trípoli, 41 – Vila Leopoldina, São Paulo – SP, 05303-020
Tel.: (11) 989.806.006
Horário: Segunda à Sexta, das 15h às 21h. Sábado das 12h às 21h. Domingo das 11h às 20h.
Face: Hygger – Insta: @hygger.life

22 11, 2021

CERVEJARIA DE ESQUINA

Por |novembro 22nd, 2021|Uncategorized|0 Comentários|

O Santo Chico produz e serve ótimas cervejas em uma estratégica esquina de Osasco

Que lugar aprazível é o Santo Chico! A cervejaria fica em Osasco, na grande São Paulo, e é a primeira fábrica-bar de cervejas artesanais da cidade. Uma curiosidade é que Osasco é o mesmo nome de uma cidade na região de Piemonte, na Itália, a cidade natal do fundador da irmã gêmea brasileira, Antonio Agù.

Bom, o Santo Chico é uma cervejaria que está de novo endereço. No local agora funciona a fábrica e o taproom, o que garante que a cerveja esteja sempre fresca. É possível visitar a área de produção, conhecer os tanques e conversar com os cervejeiros, embora ela esteja isolada do bar por uma parede de vidro.

Mas, o que mais agrada é que o Santo Chico é uma cervejaria de esquina. A sensação é de que todos os caminhos levam a ela. Ainda mais porque há uma praça bem em frente, o que permite beber sua cerveja no meio de uma pequena área verde dentro dessa cidade de concreto. Por isso recomendo optar pelas mesas da área externa. As mesas do lado de dentro também permitem boa visão da rua devido às grandes aberturas do que antes era um galpão. Bom para ir em casal, grupos ou mesmo sozinho para apreciar uma cerveja feita ali mesmo.

Aliás, as receitas do Rafael, um dos cervejeiros, são bem diversificadas. No dia da nossa visita as opções disponíveis eram: Golden AleWeissWheat BeerSummer AleBohemian PinsenerAPAHop LagerSession IPAIPA e uma Haze IPA. Boas escolhas para montar uma sequência de degustação. Qualquer dúvida é só perguntar para o Sloth (a referência são os Goonies mesmo, para quem lembra), cervejeiro super gentil e atencioso, afinal são 20 torneiras e nas primeiras vezes será difícil escolher com qual iniciar. Como sempre, vale citar que a água é cortesia, importante cuidado que o estabelecimento demonstra em relação ao seu cliente.

Para comer (vou deixar as cervejas por último), o Santo Chico tem petiscos de bar como amendoimmilho fritoembutidosazeitonas e a linguiça calabresa defumada no azeite que estava ótima, uma pena a foto não ter ficado tão boa, mas, desse modo, quem ficou com vontade terá que visitar a casa! Aí sim vale!

Há também uma parceria com o bar do lado. Nesse caso, as opções são frituras como pastéisbolinhosiscas de frango e peixe, entre outros. E por último, há também os drinks quentes, como caipirinhasNegroniGintônica (no Tap) e outros, que certamente serão provados numa próxima oportunidade!

Das cervejas, optamos pela DiOz, uma session IPA de ABV 4,3 e IBU 35, leve, suave, bem saborosa, cerveja para esvaziar pints na sequência. E a House IPA, de ABV 6,7 e IBU 55, bem equilibrada, acompanhando harmoniosamente qualquer tira-gosto que escolher! Mais uma vez, pretendemos voltar e experimentar as outras.

rock é a música da casa e a setlist que eu ouvi estava fantástica! Impossível não gostar de uma cervejaria de esquina com produção própria, ótimas cervejas, calabresa e muito rock. Santo Chico!

SANTO CHICO
Endereço: Avenida Deputado Emílio Carlos, 580 – Osasco – SP – 06023-080
Tel.: (11) 3654-5986
Horário: De quinta à sábado, das 16h às 00h.
Face: Cervejaria Santo Chico – Insta: @cervejariasantochico

22 11, 2021

LOS COMPADRES DE ATIBAIA

Por |novembro 22nd, 2021|Uncategorized|0 Comentários|

Além das ótimas cervejas, a Los Compadres, em Atibaia, faz a gente se sentir em casa

Quem gosta de futebol sabe a emoção que é entrar em um estádio de futebol, pisar no gramado, ver a torcida na arquibancada e chutar uma bola para o gol. Então, essa é a sensação que tenho sempre que visito uma fábrica de cervejas artesanais. Obviamente não sou um jogador profissional, aliás, bem longe disso. Mas assim é minha relação com a cerveja: um amador que ama essa bebida.

Foi exatamente essa emoção que senti ao visitar a fábrica e loja do Los Compadres, que fica em Atibaia, distante aproximadamente 70 km da capital paulista. Fiz um “golaço”, uma excelente escolha para conhecer uma cervejaria e aproveitar o dia para visitar essa agradável cidade.

A fábrica produz cerca de 55 mil litros por mês de ótimas cervejas, as quais experimentei diretamente dos tanques, outro “golaço” que só quem já teve essa experiência pode concordar. Não há como beber uma cerveja mais fresca!

Vou falar das cervejas, mas antes há algo importante a destacar: a simpatia, a atenção e os cuidados dos anfitriões faz a visita ficar ainda mais especial. A proprietária, Camille, acompanhou a visita, explicando e comentando com muito bom humor sobre as cervejas, auxiliada pelo mestre Nicolau, cervejeiro da fábrica. Aliás, que pessoa simpática, que fala com orgulho nos olhos de suas maravilhosas criações. É perceptível que a empresa trata todos como família, não só na fábrica, mas também na loja. Isso faz a gente se sentir acolhido, como se estivesse em casa.

Aliás, a loja fica na alameda mais badalada de Atibaia, a Professor Lucas Nogueira. Lá provei as seguintes cervejas, todas ótimas: a IPA Caravola, a Black IPARed Ale e a já famosa Berliner com amora. Entretanto, há uma cerveja, ofertada pela Camille, que merece destaque: a Dubbel Sour, uma colaborativa entre Los Compadres e Cia da Brassagem Brasil de São Paulo.

Da escola cervejeira belga veio essa sour de 7% de ABV, com acidez e dulçor equilibrados e baixo amargor, receita do Nicolau, claro. Mais uma vez obrigado pelas ótimas cervejas!

Dubbel Sour é uma daquelas cervejas obrigatórias de provar, encerrando no paladar sensações de surpresa, descoberta e envolvimento. Cerveja para degustar e repetir sempre que possível.

A loja repete o atencioso atendimento e oferece ainda itens colecionáveis, como copos da marca, abridores, camisetas, cervejas em latas e garrafas e um famoso panetone produzido com cerveja, que dei sorte de provar porque ele chega e acaba rápido. Outra boa dica é levar os lançamentos: a Hazy IPA e a NE IPA.

Enfim, estando em Atibaia coloque o endereço da loja do Los Compadres, citado abaixo, no GPS, e pare para beber ótimas cervejas, conversar, aproveitar a cidade e comprar algumas cervejas para acompanhar o futebol em casa… Afinal, você já marcou um “golaço”!

CERVEJARIA LOS COMPADRES
Endereço:
 Alameda Prof. Lucas Nogueira Garcez, 2634
– Jardim do Lago, Atibaia – SP – 12947-000
Tel.: (11) 3402-8762
Horário: Segunda à quinta, das 13h às 22h. Sextas e sábados, das 11h às 23h. Domingos das 11h às 18h.
(Devido às restrições, horários sujeitos à alterações)
Face: Cervejaria Los Compadres – Insta: @cervejarialoscompadres e @loscompadrestaphouse