Sorvete de abelha

Por |novembro 2nd, 2013|São Paulo, Sorvete|2 Comentários|

abelha (1)

Esse faz parte daquelas coisas da infância que estão desaparecendo, junto com a diversão de comer bobagens sem se preocupar com a saúde. O sorvete americano, também conhecido como sorvete de abelha (pois estas adoravam sobrevoar a máquina ), ou sorvete de ar, ou sorvete de espuma, ou qualquer outra designação típica das regiões do Brasil.

Para quem não conhece, eram máquinas semelhantes às máquinas de raspadinhas (encontramos uma dessas em São Paulo também, postaremos em breve), com vidros coloridos com xaropes de diversos sabores. Essa máquina gelava um tubo por onde passava a mistura de suco (frutas, groselha e outros) com gelatina, solidificando a mistura que era depositada na casquinha biju.

Essa invenção brasileira, apesar do nome, tem mais de 60 anos e certamente fez parte da infância de muita gente. Mas hoje se encontra desaparecida já que a fábrica fechou. Sobram poucas máquinas, e esta encontramos em São Paulo, no bairro de Perdizes, no Parque da Água Branca.

Fica estrategicamente posicionado ao lado do parquinho para crianças, e percebemos durante o período que ficamos no local que muitas famílias vão exclusivamente para provar o sorvete.

Os sabores: maracujá, caju/ acerola, groselha, morango, abacaxi, e uva. Provamos os quatro primeiros, mas sentimos falta do tutti frutti azul, símbolo dos doces com corantes da década de 80!

Enfim, o sorvete derrete na boca, e o de groselha sempre será a primeira e a última opção… Comece e termine com ele.

Seria importante que algum fabricante voltasse a produzir essas máquinas evitando a extinção deste mico leão dourado da gastronomia popular.

Vale a visita… pelo menos mensalmente…

Escolha pelo:

AMBIENTE

Últimas máquinas disponíveis

Últimas máquinas disponíveis

Onde: Parque Dr. Fernando da costa – ou Parque da Água Branca. Avenida Francisco Matarazzo, 455. Perdizes. São Paulo, SP
Quanto: R$ 2,00
Quando: não há dias definidos, geralmente nos fins de semana. Quando chove não abre.
Opção Vegetariana: Sim.
Sugestões: aproveite para passear no parque.
Como pagar: dinheiro.
Estacionamento: Sim.
Faz entrega: Não.
Perto do metrô: sim, Barra Funda/ Palmeiras.
Acessibilidade: sim.
Site: –
Telefone:
Data visita: Outubro de 2013.
Observação:

como funciona...

como funciona…

Procurando na internet encontrei alguns blogs que citam o sorvete americano, vale a leitura deles também:

Coisas que perdemos: sorvete americano

 Sorvete americano do seu Braz

Sorvete americano resiste à modernidade